A Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa ("SCUCP") é uma associação científica e cultural, criada junto da Universidade Católica Portuguesa, em vista da conjugação e irradiação, para lá dos seus limites institucionais, dos valores, objetivos e energias que integram a missão e a razão de ser desta universidade.
A SCUCP configura-se como um espaço de cooperação, de encontro, e de debate académicos, numa perspetiva interdisciplinar, sobre temas com especial interesse para Portugal e para os países e comunidades de expressão portuguesa, aberto tanto às pessoas e entidades especialmente vocacionadas para a investigação, o ensino e a cultura, como a todos quantos pretendam servir os mesmos objetivos e valores mediante o patrocínio, a solidariedade ou o apoio moral.
Os princípios que regem a sua atividade visam, por isso, assegurar a liberdade de iniciativa, de cooperação e de comunicação, indispensáveis ao trabalho em comum de pessoas e entidades procedentes de diversos campos de ação, de estudo ou saber.
Inspirada nos valores cristãos e com base nos métodos das diferentes disciplinas científicas, a SCUCP tem por objeto a promoção da cultura como instrumento da realização integral do Homem. Entre as suas principais atividades, destacam-se:
- A realização de conferências, seminários, colóquios e congressos;
- A edição de estudos e obras;
- O intercâmbio com instituições congéneres, nacionais e estrangeiras;
- A colaboração com entidades congéneres de países e comunidades de expressão portuguesa, dando prioridade aos temas e problemas de interesse comum;
- O apoio, mediante bolsas de estudo e outros meios adequados, à formação e investigação científica.